ORQUESTRA DO DISTRITO DE BRAGA

    Tudo começou formalmente no dia 5 de novembro de 1992, após alguns primeiros passos muito promissores iniciados em 1991, que provaram a importância e a necessidade de se criar em Braga e na região do Minho uma orquestra com atividade regular.

    O Maestro António Baptista, professor das Classes de Orquestra e Coro da então designada Escola C+S Calouste Gulbenkian de Braga materializou um projeto sonhado, contando inicialmente com a colaboração de alguns professores da escola e outros que foram integrando o projeto que designaram como “Orquestra de Câmara do Distrito de Braga”.

    A Orquestra foi criada para responder às necessidades fundamentais da cultura musical do distrito, visíveis através da inexistência de concertos sinfónicos regulares, concertos didáticos para jovens, récitas de ópera, opereta e bailado, pretendendo ainda criar oportunidades de trabalho para os jovens músicos saídos dos conservatórios e escolas existentes na região.

    Na sua fundação, a Orquestra de Câmara do Distrito de Braga assumia uma vocação itinerante para o Distrito de Braga, correspondendo, para o efeito, às solicitações locais, com o objetivo de formar novos públicos e dar-lhes a conhecer o melhor do repertório nacional e internacional.

    Nos primeiros anos a orquestra teve atividade intensa, reconhecimento público e menções honrosas, mas o início do século XXI trouxe novos desafios e apresentou novas realidades que colocaram esta e outras orquestras em situação de dificuldade provocadas pelas incertezas nos processos de financiamento público, tendo como consequência natural a redução da atividade artística regular.

    Apesar das dificuldades a orquestra manteve a sua atividade, realizando diversos concertos por ano, sempre sob a ação determinada e resiliente do Maestro António Baptista.

    No dia 5 de outubro de 2021, após algum período de reflexão, procedeu-se à eleição de novos órgãos sociais, com o objetivo de dar um novo impulso a esta instituição, acreditando que há espaço para fazer algo impactante nesta região do país.

    Desde a sua fundação, a orquestra foi dirigida por maestros reputados e acompanhou solistas cantores e instrumentistas de renome, registados na Galeria de Honra do menu Multimédia da página oficial: www.orquestradistritobraga.pt

    Com este olhar para o passado estamos a preparar uma nova visão para o futuro, com nova imagem, novos estatutos, novos projetos e um nome mais consentâneo com a atualidade. Este é o momento de honrarmos a Orquestra de Câmara do Distrito de Braga, alterando a sua designação para Orquestra do Distrito de Braga, que assumirá todo o património genético criado a partir de 5 de novembro de 1992. A escritura de alteração dos estatutos está a ser preparada para se realizar brevemente.

    Como sinal de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à orquestra e à música, o Maestro António Baptista foi agraciado com o título de maestro honorário da Orquestra do Distrito de Braga, por unanimidade e aclamação.